A solenidade é alusiva à data instituída pela Lei 3.502, de 25 de abril de 2008, e também faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado. A proposta é do deputado Junior Mochi (MDB) e autor da Resolução 81/2018, que criou a Comenda de Mérito da Ordem DeMolay. A Ordem foi fundada em 1919 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 1980, estabelecendo-se em Mato Grosso do Sul em 1983.
Com o objetivo de formar moral e intelectualmente jovens de 12 a 20 anos, a Ordem DeMolay é pautada pelas sete Virtudes Cardeais: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. Esses valores norteiam todas as ações e ensinamentos dados aos seus membros.
A solenidade, que começa às 19h no Plenário Júlio Maia, é aberta ao público e à imprensa. A cobertura do evento estará disponível no Portal da ALEMS, bem como nas transmissões ao vivo pelo Facebook, YoTtube, TV ALEMS e Rádio ALEMS.
O evento destaca o trabalho da Ordem DeMolay e a importância de seu papel na formação de futuros líderes, reforçando a relevância da organização no Estado.