 full screen background image

HISTÓRICO

Após vários anos e reivindicação dos servidores e alguns parlamentares, na 7ª Legislatura da AL/MS, em 2003, sobre presidência do Deputado Estadual Londres Machado e 1ª secretaria do Deputado Estadual Jerson Domingos, o sonho do coral, tornou-se uma realidade.

O Coral deu início as suas atividades no dia 12 de maio de 2003, com a apresentação inaugural realizada no dia 21 de Outubro de 2003, por ocasião das comemorações alusivas ao Dia do Servidor Público, tendo como local da apresentação o saguão da AL/MS.

No dia 15 de dezembro de 2004, foi instituído o Coral dos Servidores da Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, após assinatura do Ato da Mesa Diretora nº 054/2004, pelos Deputados LONDRES MACHADO - Presidente, JERSON DOMINGOS - 1º Secretário e ROBERTO ORRO - 2º Secretário, sendo publicado no Diário Oficial nº 6388, de 16 de dezembro de 2004.

A implantação do Projeto Coral foi de responsabilidade da Diretoria Geral de Recursos Humanos e Serviços, com a participação de um coordenador e uma maestrina, por determinação da Mesa Diretora da Assembléia.

Seu objetivo é Identificar e desenvolver as potencialidades artísticas e culturais dos servidores, investindo na pessoa humana, tornando-a mais criativas, sociáveis e participativas, simultaneamente oferecendo-lhes um momento de lazer e descontração.

A atividade do canto coral contribui para a melhoria da qualidade de vida no trabalho, tornando o servidor mais motivado e menos estressado no exercício de suas funções.

Estudos apontam que empresas de vários setores descobriram que, com a formação de corais musicais entre os empregados, as organizações não só "levantaram o astral" interno, mas também observaram melhorias substanciais na gestão de pessoas.

No Canto Coral, o servidor tem acesso à educação musical onde é trabalhado a impostação de voz, a audição, respiração, afinação e teoria musical. 
O Coral possui estilo popular e o repertório previsto é composto por músicas da MPB, folclóricas, regionais, sacras, clássicas e cívicas.

Os ensaios consistem em trabalhar o corpo e a voz como um todo, destacando-se os seguintes itens: relaxamento corporal, técnica vocal, audição e repertório.
O Coral realiza seus ensaios no Plenarinho da AL/MS, nas segundas-feiras, das 8h às 9h e nas sextas-feiras das 8h às 9h.

Basicamente composto por servidores voluntários desta casa de leis, e complementado com coristas voluntários do setor privado já com experiência em canto coral.

O processo de seleção foi realizado através de testes de capacitação e classificação de voz, onde a regente analisou as características de cada candidato, verificando a possibilidade deste compor o quadro de membros do Coral, de acordo com as vagas disponíveis em cada voz.

Atualmente está composto por 45 coristas distribuídas entre: 12 sopranos, 18 contraltos, 07 tenores, 08 baixos e 05 músicos sendo: 01 maestrina, 01 tecladista, 02 violonistas e 01 violinista.

O Coral é regido pela Maestrina Profª. Telma Cristina Serrou Pimentel, Bacharel em Instrumentos, e pós-graduada em Piano.

A Maestrina é professora de Piano, Violão Clássico e Popular, Teclado, Acordeão, Flauta, Teoria da Música, Harmonia, História da Música, Percepção Musical, Folclore, e Psicologia a Música.

Atualmente é Diretora, Mantenedora e Professora da Academia de Música e Artes "Carlos Gomes", com sede na Rua Antônio Maria Coelho, 2228 - Centro, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

 

Coordenação do Coral
Campo Grande -MS

Este site foi desenvolvido pela equipe de TI da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul