 full screen background image

HISTÓRICO

O Coral da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foi criado com o objetivo de promover o desenvolvimento das potencialidades artísticas e culturais dos servidores públicos. O projeto foi implantado em 12 de maio de 2003, durante a 7ª Legislatura da Casa de Leis, sob a presidência do deputado estadual Londres Machado, tendo como 1º secretário o deputado Jerson Domingos e 2º secretário o deputado Roberto Orro.

 

O Ato de Mesa que oficializou a criação do grupo musical foi assinado em 15 de dezembro de 2004 e publicado no dia seguinte. A apresentação inaugural ocorreu em 21 de outubro de 2003, sob a coordenação da Dra. Marlene Figueira da Silva, secretária de Gestão de Pessoas, que permanece à frente do grupo até os dias atuais.

 

Composição e Organização

O Coral pode ser composto por até 50 integrantes, incluindo maestro, músicos e coristas (sopranos, contraltos, tenores e baixos), sendo esses servidores voluntários da esfera pública e privada, que se dedicam ao longo do ano letivo a ensaios e apresentações, tanto na capital quanto no interior do Estado.

 

Durante 20 anos o grupo foi regido pela maestrina Telma Cristina Serrou Pimentel, Bacharel em Instrumento Musicais e pós-graduada em Piano, professora de Piano, Violão Clássico e Popular, Teclado, Acordeão, Flauta, Teoria da Música, Harmonia, História da Música, Percepção Musical, Folclore e Psicologia da Música.

 

Desde 2023, a regência está a cargo do maestro Nillo Cunha, mestre em música pela Universidade Federal de Goiás, bacharel e técnico em música pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Com aperfeiçoamento em música pelo Conservatório Superior de Música em Zurique, na Suíça. Atuando como maestro, músico e professor.

 

Repertório

O coral possui um repertório diversificado, abrangendo gêneros como MPB, músicas folclóricas, regionais, sacras, natalinas, clássicas e cívicas. Os integrantes participam de ensaios semanais, que trabalham técnicas vocais, impostação de voz, audição, respiração, afinação e teoria musical.

 

Prêmios e Discografia

Em 2013, o Coral lançou o CD Vozes do Mato Grosso do Sul", em comemoração aos 10 anos de sua fundação. As músicas podem ser acessadas aqui. No mesmo ano, o grupo foi homenageado pela Câmara Municipal de Campo Grande com o título de "Reconhecimento do Talento de Artista Sul-mato-grossense". Em 2010, o Coral conquistou o prêmio Troféu "Tom do Pantanal”.

 

Informações e Contato

Mais detalhes sobre a agenda e ensaios do Coral estão disponíveis no site da Assembleia Legislativa, no link [Calendário]

Este site foi desenvolvido pela equipe de TI da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul