Músicos são homenageados com Medalha Tom do Pantanal

Segunda-feira, 22 de Novembro de 2010 | Escrito por Coral ALMS
Hoje (22), no dia do músico, a deputada Dione Hashioka (PSDB) e o deputado Onevan de Matos (PSDB) entregaram a Medalha Tom do Pantanal - Arara Azul para músicos do Estado.

A parlamentar homenageou os músicos Ivo de Souza, Marcelo Loureiro, Grupo Acaba, Grupo Alma Serrana e a dupla Délio (em memória) e Delinha. A deputada Dione enalteceu o exemplo de dedicação e sabedoria musical dos homenageados "todos são motivo de orgulho pra todo o Mato Grosso do Sul", concluiu.

E por proposição do deputado Onevan de Matos, que concedeu medalha para o Coral dos Servidores da Assembleia Legislativa. Em seu discurso Onevan falou que o coral é um marco na cultura do Estado "ele representa muito bem o Poder Legislativo", destacou.

João Paulo, filho de Délio (em memória ) e Delinha parabenizou todos os músicos e lembrou que "uma casa sem música, é uma casa sem alma". E Marlene Figueira da Silva , representando o Coral da Assembleia falou que a música faz parte da vida de todas as pessoas "e receber esta honraria tem um valor imenso para todos nós coristas", destacou.

A Medalha Tom do Pantanal - Arara Azul foi instituída pela resolução número 12 de 27 de abril de 2010 e é de de autoria da deputada Dione Hashioka.

História dos homenageados

Délio (em memória) e Delinha
Nascidos em Vista Alegre - Maracaju, iniciaram a carreira profissional em Campo Grande nos anos 50, cantando em festas e programas de auditórios. O primeiro disco foi gravado em 1959 e ao todo foram 12 títulos em 2 compactos, 18 LPS, três CDS e um DVD. Délio faleceu em fevereiro deste ano e Delinha segue carreira solo acompanhada do filho João Paulo.

Ivo de Souza
É cantor violeiro que interpreta músicas sertanejas de raiz e chamamé sul-mato-grossense. Iniciou carreira em 1965 em parceria com Janguinho. É arranjador e produtor musical de diversas duplas do Estado. No total são quatro LPS e cinco CDS. Venceu os festivais "Festão" em Campo Grande e o "Festival da Violeira Rose Abraão" em Barretos - SP.

Marcelo Loureiro
Nasceu no Rio de Janeiro e aos 11 anos mudou-se com a família para Guia Lopes da Laguna no Mato Grosso do Sul. É cantor violeiro que interpreta músicas sertanejas de raiz e o chamamé sul-mato-grossense. Em 2001 participou de uma homenagem ao escritor Benedito Rui Barbosa, representando Mato Grosso do Sul na premiação do melhor turismo brasileiro, na Bahia. Representou, ainda o Brasil no projeto "Pantanal um outro Brasil", em 2003 pela Embaixada Brasileira em Paris.

Grupo Alma Serrana
É por meio da mistura dos ritmos brasileiros, elementos eletrônicos e música latina que o Grupo Alma Serrana faz a sua música regional há 17 anos.
O grupo tem nove CDS gravados e um DVD.

Grupo Acaba
O grupo surgiu em 1969, com o objetivo de pesquisar, desenvolver e divulgar o folclore do Estado. As composições descrevem o homem, a fauna e a flora.

Coral dos Servidores da Assembleia
O coral foi instiuído em 15 de dezembro de 2004 e possui um repertório composto por música popular brasileira, folclóricas , regionais, sacras, natalinas, clássicas e cívicas. Atualmente são 43 coristas e é regido pela maestrina Telma Serrou Pimentel.

Fonte: Juliana Turatti - Portal AL/MS

Foto: Roberto Higa - AL/MS